O ambiente que nos rodeia influencia a nossa saúde. Agora que já ENCONTROU, desafio a CONHECER um pouco mais da Saúde Ambiental que uma estagiária do I Curso de Saúde Ambiental da Escola Superior de Beja PRATICARÁ em diferentes contextos.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Oitava Semana de Estágio - MUNSI

16 a 20 de Maio
Nesta semana de estágio desenvolvemos essencialmente actividades de promoção para a saúde, através do projecto MUNSI.
Projecto MUNSI


MUN de Município e SI de Saúde Infantil. A plataforma contra a Obesidade possui um protocolo com vários municípios para promoção da Saúde Infantil, especificamente obesidade e sobrepeso.


Neste sentido, foi solicitada à divisão de Saúde Ambiental a realização de actividades de promoção para a saúde relativas a dois temas:
- Higiene e conservação dos alimentos
- Higiene das mãos

Deste modo, foi construída uma apresentação para uma acção em sala de aula às turmas que fizeram parte do PEP. As nossas colegas de estágio, Catarina e Telma, elaboraram a apresentação e à semelhança do projecto PEP dividimo-nos por turmas para promover a lavagem das mãos e conservação de alimentos.
No total eu e a minha colega realizámos esta acção a 6 turmas, 3 das quais apresentei. A professora de uma das turmas, como considerou a acção interessante, ficou de contactar outros professores da escola para uma possível apresentação a outras turmas.
A acção consistia numa apresentação teórica acerca da higiene alimentar e higiene das mãos, onde as matérias principais foram a definição de micróbios, efeitos maléficos, onde se encontram, como evitá-los tanto nos alimentos como nas mãos. No final da apresentação teórica ensinámos a forma correcta de lavagem das mãos. Posteriormente, realizámos um pequeno jogo relativo à conservação de alimentos, que consistia em “colar” os alimentos num “frigorífico” ou no lixo, consoante o aspecto dos alimentos. Depois dos alimentos colados no frigorífico, as crianças deviam indicar aqueles que colocavam na imagem de uma “torneira”, ou seja, aqueles que devem ser lavados antes de serem ingeridos.
Ao realizar esta acção, verifiquei que algumas turmas se mostraram bastante interessadas com estes temas. Algumas das que foram mais distraídas na acção do PEP, nesta apresentação mostraram-se atentas, entusiasmadas e curiosas. Este aspecto está, possivelmente, relacionado com os espaços onde as crianças se encontram, e o que identificam em cada espaço:
Recreio à Brincar
Sala de aula à Aprender

Embora o professor se encontre em ambos os espaços, em sala de aula, como controla a turma, impõe regras diferentes das que as crianças devem obedecer no espaço recreio. A nossa postura também é diferente perante estes dois espaços, em sala de aula exigimos, por exemplo, mais silêncio e atenção do que no espaço exterior.
Nesta acção, todas as turmas me marcaram à sua maneira e por isso adquiri experiência e conhecimentos em todas elas. Devo salientar também a interacção com os professores, porque uma docente destacou-se bastante pela positiva, pela forma de dar aulas à sua turma. A principal diferença observada é que esta professora prepara as crianças para enfrentar as dificuldades do dia-a-dia, onde tudo é objecto de ensino para as crianças, como por exemplo na seguinte situação:
Após a acção, a docente preenche uma ficha de avaliação da actividade, fornecida no inicio da acção. Esta professora, no final da nossa acção preencheu a ficha de avaliação e explicou aos alunos o objectivo e finalidade da ficha que estava a preencher, assim como da nota que deu à acção.
Este pequeno acto, fez-me reflectir na forma de ensino dos mais novos, ensinar os conteúdos programados ou ensinar para a vida? Aqui ficam algumas fotografias desta acção:
Apresentação do projecto

Explicação da lavagem das mãos
O quente mata os micróbios e o frio adormece-os

Conclusão do jogo:devemos lavar os alimentos antes de os ingerir

Documentos de interesse:

- Vistoria para licenciamento de estabelecimento de espectáculo
Nesta semana houve ainda lugar para uma vistoria para o licenciamento de um recinto de espectáculo. Como é habitual, contou com a presença dos Bombeiros, Protecção Civil e Câmara Municipal, no entanto, quando chegámos ao local não existia nada montado. Estava programado um evento num jardim bastante amplo, com palco e tendas de artesanato. As instalações sanitárias a utilizar seriam as de um estabelecimento de bebidas que se situa na proximidade. Todas as autoridades representadas assinaram o auto de vistoria, no entanto, como ainda não estava tudo montado, existe risco para os utilizadores do palco.
O projecto do palco apresentava-se conforme, mas como não foi fiscalizado, a segurança pode ficar comprometida. A nível da saúde não existe problema o palco não se encontrar construído pois o aspecto mais importante a observar são as instalações sanitárias. É uma decisão difícil, pois o evento realizar-se-ia no dia seguinte (sábado) e se o auto não fosse emitido no dia, não se poderia realizar o evento. Devo referir que o palco em falta não apresentava grandes riscos, pois seria de pequenas dimensões e seria colocado num local seguro.

Uma questão complexa coloca-se, assinar ou não assinar o auto, se não foram verificados todos os requisitos? Colocar em causa a realização de um evento tem que ter uma causa muito forte. A questão central para a saúde é: O evento coloca em risco a saúde pública?
Outras questões pertinentes são: Os utilizadores do palco podem estar em risco caso o palco não esteja montado da melhor forma? O risco que os utilizadores do palco é elevado?
São algumas das questões que me irei deparar no futuro como técnica de saúde ambiental, questões de responsabilidade e onde devem ser tomadas decisões acertadas, de forma a proteger a saúde pública.

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