O ambiente que nos rodeia influencia a nossa saúde. Agora que já ENCONTROU, desafio a CONHECER um pouco mais da Saúde Ambiental que uma estagiária do I Curso de Saúde Ambiental da Escola Superior de Beja PRATICARÁ em diferentes contextos.

sábado, 9 de julho de 2011

Para Concluir...

Terminou o último estágio do curso de saúde ambiental, que teve a duração de 15 semanas na sua totalidade. Neste período tive o privilégio de estagiar na Unidade de Saúde Pública do Seixal, lado a lado com TSA’s muito competentes, de várias idades, experiências vividas, postura e métodos de trabalho. Houve uma diversidade elevada no que concerne às actividades realizadas. De uma forma sintética, as actividades desenvolvidas foram:

     ╚  Avaliação das Condições de Segurança, Higiene e Saúde dos estabelecimentos de educação e ensino
     ╚     Água para consumo humano
     ╚     Água e instalações de piscinas
     ╚     Águas balneares
     ╚     Promoção para a saúde – PEP e MUNSI
     ╚     Licenciamento de estabelecimentos (parecer e vistoria)
     ╚     Vistoria a clinicas e consultórios dentários
     ╚     Vistoria a actividades de espectáculo
     ╚     Queixa de insalubridade

As actividades que realizámos com maior frequência foram a avaliação das condições das Condições de Segurança, Higiene e Saúde dos estabelecimentos de educação e ensino, Água para consumo humano, Água de piscinas e licenciamento de estabelecimentos.

No total, efectuámos a avaliação das condições a 15 escolas, assim como a sua introdução na direcção geral da saúde. Acompanhámos a TSA Célia e TSA Filomena em algumas escolas, mas a maioria realizámos sozinhas. Verificou-se que o formulário não é um instrumento de trabalho prático, por isso, no momento da vistoria optamos por preencher alguns pontos, e no gabinete, o preenchimento dos restantes. É uma boa prática tirar fotografias dos locais, pois ajuda a visualizar questões onde temos dúvidas e a ilustrar as situações não conformes.

A actividade do PEP e do MUNSI revelaram-se experiências enriquecedoras pois o contacto com crianças contribui bastante para o crescimento pessoal e profissional. É com a experiência de estar com crianças que se aprende a trabalhar com elas.  

Relativamente à qualidade da água e instalações de piscinas, considero que foi uma área pela qual nutri interesse e curiosidade por ser uma área que tem muito que explorar. A qualidade da água não se garante somente pela colocação de desinfectante, existem outros factores que a condicionam, e por vezes não são facilmente perceptíveis. Mas, em relação à qualidade da água para consumo humano e balneares, o mesmo não acontece. Considerei áreas bastante importantes, mas não senti tanta curiosidade, como acontece com as piscinas.

Apesar de ter realizado somente 2 vistorias a actividades de espectáculo, considero que são de importância elevada.
A queixa de insalubridade é um recurso que a população tem para diminuir ou eliminar os problemas de insalubridade que não são notificados. Considero que este recurso da população é um pouco limitado porque com o pagamento da taxa, a população inibe-se. É um direito dos cidadãos a salvaguarda da saúde pública, por isso considero a taxa a pagar demasiado elevada. É importante o pagamento de uma taxa, para evitar que as queixas sejam desmedidas e sem justificação plausível para a saúde pública, mas a taxa actual inibe a população de salvaguardar a sua saúde.

Gostei também da área do licenciamento de estabelecimentos, apesar da adopção de boa práticas ser dos aspectos mais importantes, se as instalações não estiverem conformes, a saúde dos trabalhadores e dos clientes daquele espaço pode ficar comprometida.

Uma área que considerei bastante interessante foi a da vigilância de clinicas e consultórios. O cumprimento de todos os requisitos, nas unidades privadas de saúde revela-se de uma importância elevada para protecção da saúde.

O estágio no serviço de saúde pública foi bastante gratificante, principalmente pela diversidade de actividades e áreas que abrange. Assim terminou o estágio na USP Higéia-Pólo Seixal. Neste local, juntamente com a minha colega, fomos muito bem recebidas. Ao longo do tempo de estágio houve um enriquecimento muito grande a nível profissional, com a aquisição de experiência. Por muito práticas que sejam as unidades curriculares, com recurso a trabalhos de campo, é sempre diferente da realidade que vivenciamos num local de estágio. No período de estágio deparamo-nos com perguntas às quais necessitamos de resposta e  temos que fazer tudo para a conseguir encontrar. A realidade é diferente da teoria que aprendemos nas aulas, mesmo sabendo que os nossos professores fazem tudo para que essa diferença seja menor.

Neste local de estágio devo enaltecer a autonomia, liberdade e confiança que nos foi atribuída por todas as técnicas da unidade, em especial a TSA Célia, nossa orientadora de estágio, que nos preparou para as tarefas, para posteriormente as realizarmos, mas sem o auxílio e sem a presença de nenhuma técnica. Dou o exemplo das colheitas de água na praia e da elaboração e realização do PEP. Agradeço tudo aquilo que nos ensinou ao longo do estágio, que nos preparou muito bem para o mundo do trabalho, e contribuiu para que seja uma boa técnica de saúde ambiental.

Agradeço também à Técnica Filomena Sampaio, que nos apoiou, de uma forma tão maternal quando a nossa orientadora se encontrou ausente, à Técnica Vanda Brito, Técnica Ana Soares e Sofia Fernandes tudo o que nos ensinaram e apoiaram, à Dra. Margarida Cosme e Dra. Cristina a receptividade com que nos acolheram, às nossas colegas de estágio, em especial à Telma e Catarina, com quem partilhámos experiências bastante interessantes ao longo do período de estágio comum e principalmente à minha colega Soraia Marques, que me acompanhou lado a lado ao longo do período de estágio e com quem partilhei momentos únicos, que nunca irei esquecer. =)

 No final desta etapa não posso deixar de agradecer à Profª Raquel, Prof. Rogério, Profª Cidália, Prof. Albino, Prof. António Carlos e Prof. António Branco, pelo apoio, dedicação e entrega, à turma, ao Curso e a mim em particular. Um grande OBRIGADA à melhor turma de todo o sempre, aos colegas e amigos que caminharam 4 anos a meu lado =)




Sem comentários:

Enviar um comentário