O ambiente que nos rodeia influencia a nossa saúde. Agora que já ENCONTROU, desafio a CONHECER um pouco mais da Saúde Ambiental que uma estagiária do I Curso de Saúde Ambiental da Escola Superior de Beja PRATICARÁ em diferentes contextos.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

11ª e 12ª Semanas --> 4. iluminância

ILUMINÂNCIA
No post da 6ª semana descrevo que procedi à alteração do modelo de relatório, adequado à norma ISO 8995:2002.
Nestas duas últimas regressei à iluminância e ao modelo de relatório.

Novo luxímetro da ECC

A ECC adquiriu recentemente um novo Luxímetro, e nós, os estagiários e uma técnica da ECC, ficámos encarregues de elaborar o estudo de iluminância da ECC.

Como já tinha alterado o modelo de relatório, comecei a alterar o procedimento de medição e os registos de medição. Houve algumas modificações pois foi acrescida a medição das imediações e alguns aspectos que deveriam estar assentes no procedimento, como por exemplo, que todas as luzes devem estar ligadas pelo menos 5 minutos antes da medição, a medição deve ser realizada nas piores condições possíveis (janelas fechadas e tapadas), entre outros aspectos que necessitavam ser estabelecidos.
Posteriormente, para resolver a questão das medidas correctivas que possam ser implementadas, solicitei a ajuda do meu colega Rui, e os dois tentamos resolver a questão.

Posteriormente, para testar o modelo de relatório e outras questões que foram surgindo, procedemos à medição da iluminância numa das salas da ECC, colocamos os dados em relatório, e tentámos, com recurso a programas de projecção de iluminação, conseguir soluções apropriadas para aumentar o nível de iluminância existente na sala.
Após chegar a conclusões, expliquei e justifiquei todas as alterações no relatório modelo ao coordenador da secção projectos e a uma técnica da ECC, expondo as nossas dúvidas e incertezas acerca de alguns assuntos, assim como as soluções adaptadas para cada local.
Passámos então à fase seguinte, fazer o estudo de iluminância da ECC.

Os estagiários procederam a medições, já com o novo luxímetro, em todos os postos de trabalho da empresa, efectuando o registo e apreciações das mesmas nas folhas de registo.


Luxímetro que utilizámos nas medições

Programação do luxímetro para medição num dos gabinetes médicos da ECC
Colocámos os dados no relatório, mas, infelizmente, não o conseguimos terminar durante o tempo de estágio. Ainda ficou pendente um aspecto que está relacionado com as medidas correctivas, uma dúvida que predomina:
- Qual é o rendimento de uma luminária? Sabendo que o fluxo emitido por uma lâmpada é 1000lm, e uma luminária é espelhada, o fluxo vai ser rentabilizado. E direccionado para o plano que desejamos. Assim sendo, qual o rendimento da luminária+lâmpada?
Esta questão ficou pendente, e interessa para os cálculos relacionados com o aumento de fluxo luminoso das lâmpadas, para aumentar a iluminância do local. Como houve dúvidas que permaneceram e relatórios que não concluímos, nós comprometemo-nos a terminar os relatórios e tentar esclarecer as dúvidas após o período de estágio. Os técnicos da ECC não nos exigiram nada além do estágio, no entanto, como foi um projecto, em parte, começado por nós, faz todo o sentido que sejamos nós a terminá-lo. Esta área é muito vasta, fiquei a conhecê-la um pouco melhor, e acho-a bastante interessante. Fazer parte da construção de um projecto da ECC, é bastante gratificante, pois será algo em que a ECC será certificada, e irá dar continuidade.

Como o tempo de estágio chegou ao fim, em conjunto com os meus colegas de estágio, organizámos um jantar de despedida, contanto com a participação dos colegas da ECC, num momento de descontracção e diversão.

Sem comentários:

Enviar um comentário